Alguns hábitos do dia a dia contribuem para o mau funcionamento do periférico e consequentemente reduz sua vida útil.
O tempo de ‘vida’ de uma impressora depende muito mais do cuidado que o usuário tem com o equipamento do que da marca ou tipo de aparelho. Por isso, é importante estar atento para evitar procedimentos incorretos ou inseguros, que comprometam componentes físicos do periférico.
Ações como desligar direto na tomada ou forçar o papel emperrado, por exemplo, são erros comuns na rotina dos usuários.
Confira a seguir alguns cuidados que você deve ter para evitar danificar a máquina a médio e longo prazo, e manter o bom funcionamento do dispositivo.
Como em qualquer máquina, o motor da impressora precisa ser ligado periodicamente para não apresentar problemas. Ligue o dispositivo pelo menos uma vez por semana e imprima uma página — se sua impressora for colorida, faça uma operação com cores e outra em preto e branco.
As impressoras jato de tinta ainda têm o agravante de que a tinta seca quando o aparelho não é ligado por muito tempo. E quanto mais quente, maior a propensão de acontecer. Nesses casos, reduza o intervalo de tempo entre as impressões. Conforme o local, é necessário imprimir diariamente para evitar o entupimento na cabeça de impressão.
Nunca tire a impressora da tomada antes de desligá-la por completo. Isso porque, durante o processo de desligamento pelo botão, o cabeçote da impressora vai para uma posição específica, a qual permite que a tinta seja depositada corretamente no papel. Ao desligar a máquina na tomada direto, a peça pode ficar no meio do caminho. O resultado é o entupimento e mau funcionamento da impressora, o que, por consequência, diminui sua vida útil.
Evite o acúmulo de umidade no papel, pois folhas úmidas fazem com que a impressora puxe várias delas por vez. Essa ação pode gerar atolamento — o que, a longo prazo, pode estragar o periférico.
Em cidades com maior índice de umidade, pode ser necessário deixar o papel em um lugar fechado, como um armário ou gaveta, para que ele retenha ainda menos água. Outra dica para evitar o acúmulo de folhas é passar os dedos algumas vezes entre elas, — para que fiquem soltas — antes de deixar na bandeja de alimentação.
Caso o papel fique atolado na impressora, nunca puxe com força. Outro erro grave é usar ferramentas como tesouras, pinças ou alicates para retirar o objeto. Ambas as ações podem estragar as engrenagens, o sistema de tracionamento, e causar danos físicos na máquina. Use somente os dedos para puxar o papel delicadamente.
Não conseguindo remover o papel por completo, procure uma assistência técnica, pois na tentativa de uma pessoa não especializada resolver o problema pode causar novos danos comprometendo a funcionalidade do equipamento.
Fontes de pesquisa:
• www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/seis-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-com-a-sua-impressora.ghtml
• www.fazfacil.com.br/manutencao/dicas-manutencao-impressora/